Crysis 2 com DirectX 11. Godlike?

6 07 2011

Por Henrique Neto.

Você era um daqueles que reclamava que Crysis 2 foi “nerfado” pra rodar nos consoles?
Reclamava que as texturas eram borradas?
Achava que Crysis 1 era infinitamente superior?

Pense denovo!

Say hello to my little friend.

Sim…
Depois de muito tempo enrolando, a Crytek finalmente liberou o patch de texturas em alta definição e suporte ao DirectX 11.
Resultado? Crysis 2 virou Crysis 2 e meio.
Para alguém como eu que já havia encerrado Crysis 2, jogar o jogo com o novo patch é praticamente jogar um jogo novo.
Os novos efeitos de iluminação, motion blur e particulas são simplesmente impressionantes e vão agradar sem dúvidas, até os “graphics whore” players mais exigentes com os gráficos.


A boa notícia porém é que você não precisa de um PC da NASA ou pica das galaxias TOP de linha para rodar o jogo com todas as firulas ativadas.
São elas:

Tessellation + Displacement Mapping / Parallax Occlusion Mapping
– Durante TODO O JOGO você nota que paredes, chão, entulhos, sacos de lixo, TUDO tem algum dos recursos acima! É incrível como foi bem detalhado isso no jogo.
Andando pela fase, meio do tiroteio ou se escondendo, você praticamente vê esses detalhes! Até aquelas parede mais simples conseguem ter DM (Displacement Mapping), já o uso de Tessellation é visto nas paredes de tijolos, nos braços de alienigenas, entulhos de concreto na cidade…etc.

HDR – Nível de sombras – Bokeh Depth of Field – Reflexos Real Time
– Nivel de HDR está de fazer qualquer um babar! Finalmente foi feito da maneira como gostaríamos com os efeitos e QUALIDADE que vimos no Crysis 1. Em qualquer parte do jogo, vc percebe o efeito melhorado.
– A qualidade das sombras também surpreende pelo nível de DETALHE e que de fato superam até o Crysis 1!
– Bokeh Depth of Field está inpecável com uma qualidade notável que acho que fica só no mesmo nível do Metro 2033.
– Reflexos Real Time, algo que ficou faltando no Crysis 2 e que agora veio pra valer! Em várias partes do jogo você percebe o quanto bem feito é esse efeito. Carros, janelas, metais, vidros, tem reflexos perfeitos! É um detalhe para muitos, mas pra quem quer qualidade isso faz diferença! Você pode estar escondido próximo a um carro que consegue ver o ínimigo se aproximando, ou o reflexo das chamas por exemplo… bacana demais!

VISUAL REALISTA
– Uma das coisas que faltou no Crysis era o “visual realista”. Ao jogar o Crysis 2 com Dx11 você na hora percebe mudanças nas cores (além das outras features), que finalmente dão aquela sensação de realidade.
Além dos ajustes na cores, o visual foi aprimorado pela distância em sua visibilidade e de novos detalhes, como por exemplo na cidade destruida como vcs podem ver AQUI.

Particulas! Um explosão de detalhes!
Muitos detalhes vão te surpreender com o Crysis 2 DX11, mas um certamente vai ser as partículas.
Melhoraram MUITO, digo MUITO MESMO a quantidade de particulas no Crysis 2.
Nos tiroteis, explosões e animações, tudo está mais rico na qualidade de partículas voando, dando ainda mais uma imersão aos gráficos.

TEXTURAS
O que muita gente reclamou, foi FINALMENTE MELHORADO! As texturas estão em sua maioria BEM MELHORES, não pra negar.
O patch de 1.7gb é mais do que suficiênte para deixar claro que o trabalho foi sério.
Quem já curtiu Crysis 2 vai notar as texturas estão em alta qualidade e bem mais detalhadas, algo que realmente ficou devendo depois do Crysis 1/Warhead. Claro que o jogo não vai tem 100% das texturas em HD, até porque não tem SENTIDO em fazer isso em qualquer jogo (por questão de peso físico e performace), mas a sua maioria, assim como Crysis 1 (que também não tem 100% de textura HD), as texturas são maravilhosas e não deixam a desejar em nada.
OTIMIZAÇÃO
Acho que todo mundo (até aqueles com configurações entusiasta) temia a performance do Crysis 2.
Felizmente isso não vai ser problema! Crysis 2 é um exemplo de otimização, mesmo com 1 HD5870 e com todos esses recursos e features ligados em resolução de 1080p, a performance do jogo era quase sempre nos 50~60fps, sinal de que uma pessoa com uma GTX 460, HD5850 ou similar não vai ter problemas em rodar.
Isso só comprova que o DirectX 11 pode sim ser implementado da forma CERTA. Claro que isso não foi apenas em 3 meses de trabalho, quem acompanha o Crysis 2 sabe que desde março de 2010 a Crytek já falava a respeito do DirectX 11 na Cryengine 3, então era apenas uma questão de tempo deles terem o devido suporte.

O único requerimento é uma placa de video com suporte a DirectX 11 (obviamente) (duh).
Porém, ficar escrevendo aqui não adianta.
É mais facil mostrar, portanto, segue o video gravado rodando com todas as opções ativadas e em fullHD (1920×1080) e mais algumas imagens demonstrando os novos efeitos.

Imagens:






Para baixar os packs, basta acessar o link clicando aqui.
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5 responses

6 07 2011
Drudi

Wow! Realmente, ficou maravilhoso. Para algo que tinha me decepcionado, o jogo subiu, e muito, no meu conceito. Quanto à qualidade gráfica, é claro.
Agora tem algo aí que me faz querer adquirir o jogo.
Pô, muito legal ver o realismo do jogo. Não há nada que me faça sentir mais dentro do jogo que um ambiente realista.

6 07 2011
Henrique Neto

Concordo contigo Drudi.
Os cenários do jogo são importantissimos na minha opinião.
E mais importante ainda é um efeito de blur bem feito como é esse do Crysis 2.
Confesso que me deu uma leve vontade de comprar o jogo também, mas o Origin ainda não me agrada. =/

6 07 2011
Samir

Ainda bem que eu não tinha jogado muito do Crysis 2! Agora, posso dar um “New Game” sem perder muito progresso e jogar o jogo do jeito que ele tem que ser jogado😉

6 07 2011
Henrique Neto

Vale a pena cara.
Estou fazendo o mesmo.
Muito embora já tenha fechado, gostei bastante da historia do 2 (achei melhor que a do 1) e o jogo é um prato cheio pra quem gosta de graficos bonitos como eu!😉

Recomendo!
Abraços e valeu pelo comentário Samir!😀

7 07 2011
Nelson Macedo

Apesar do jogo ser fraco, os graficos nao desapontam. Na minha opiniao o jogo já era um legitimo eyecandy! Agora entao….VISH! haha
Bom post Henrique. Keep it mature! #trolololo
Eu e o ozo estamos estudando de fazer alguns posts flashback oq vc acha?

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