Nova placa mãe da ASUS permitirá “mix” de nVidia com ATi.

7 06 2010

Por Henrique Neto.

Pois é galerinha hardweira.
A Computex 2010 com certeza nos trouxe uma porrada série de novidades e conceitos interessantes.
Sem dúvidas, o maior deles é a nova “placa conceito” da linha “Republic of Gamers” da ASUS, batizada de Immensity.

A nova Immensity vem carregada de “novidades” por assim dizer.
Traz suporte a USB 3.0, Sata 6 Gb/s, Bluetooth, gigabit Ethernet e placa de som com 8 canais além de PWM de 8 fases, estabilizadores de voltagem e condicionadores de força utilizando capacitores “super-ML” assim como PWM de 6 fases para as memórias. Ou seja, overclock não será um problema para essa placa.
Porém, a grande diferença dessa nova placa não é nenhuma das citadas acima, e sim a placa de video integrada Radeon da série HD5000 e o chip Hydra da Lucid.

Nova ASUS Immensity. Detalhe para o chip Hydra entre as portas PCI-Express x16.

Para os que não conhecem o chip Lucid Hydra, tal chip permite ao usuário instalar uma placa ATi e outra nVidia ao mesmo tempo e utiliza-las juntas para ganhar mais performance, como um mix SLI + Crossfire, assim como também permite instalar placas de séries diferentes (série HD4800 + HD5800 ou série GTX 200 + GTX 400 por exemplo).
O chip Hydra tem a capacidade de distribuir as tarefas entre as placas baseadas em sua potencia e capacidade de processamento, portanto, o desempenho não deverá sofrer impacto ao se utilizar uma placa inferior, coisa que acontece ao se utilizar SLI ou CrossfireX com placas de diferente potencia.

Foco no chip Hydra e detalhe para a Radeon HD5000 integrada.

Vale lembrar que tal tecnologia já estava disponível na placa Big Bang Fuzion da MSI lançada a um certo tempo, porém, a nova placa da ASUS traz uma Radeon HD5000 integrada, conta  com memória GDDR3 dedicada e provavelmente está conectada ao chip Lucid Hydra, o que permitirá que uma placa de video “off-board” seja utilizada em conjunto com a placa de video onboard ocasionando ganho de performance.

ASUS Immensity com os dissipadores de calor instalados.

A se julgar pelo cooler, acredito que a placa de video integrada seja uma Radeon HD5550 ou talvez até uma versão “capada” da Radeon HD5750, o que dária um “boost” razoavel na performance. Nada fenomenal, mas com certeza mais do que a sua placa de video trabalhando sozinha.

Pois é galera.
Mais uma placa para a lista de “sentar e esperar” já que a placa não tem previsão para lançamento e nem foi confirmada se a placa será produzida para a venda ao usuário final.
Enfim…
Abraços a todos e não esqueçam de comentar, assinar nosso feed RSS, nos seguir no Twitter e assistir as nossas transmissões ao vivo todos os dias a partir das 19h.

Fonte: techPowerUp!


Ações

Information

5 responses

7 06 2010
Michel Araujo

Hee muito bomm, vai facilita a vida de muita gente poder instalar duas placas de videos diferentes, com certeza essa vai ser um grande ponto para ser visto na hora da contra de uma placa mae ( dependendo do preço e claro ), vamos espera…

Parabéns pelo post!!!

7 06 2010
Henrique Neto

Pois é Michel.
Acredito que se essa placa alcançar o estagio final de produção pro consumidor final, o preço vai ser o fator determinante com certeza.
Mas que seria muito legal colocar placas de séries diferentes ou de fabricantes diferentes, seria. Ter todas as funçoes das placas nVidia (physX + CUDA) com o Eyefinity e potencia das placas ATi e o melhor, ganhando desempenho com isso.
Lembrando que se você colocar uma placa nVidia + uma ATi, voce ainda pode utilizar as duas junto com o chip gráfico integrado na placa mãe. Ou seja, 3 placas de video. Mas temos que ver qual vai ser o resultado final da placa e se será possivel realmente utilizar a placa de video onboard junto com mais duas, ou se você terá que “sacrificar” uma das placas off-board para poder rodar junto com a placa onboard.

Enfim…
Esperemos. HAUhua

Abraços cara e valeu pelo comentário e apoio!😀

7 06 2010
Cassuci

To doente! :s Não sei se li tudo direitim, mas pelo visto vai da pra unir Eyefinity com PhysX, daí os usúarios mais entusiastas não vão mais reclemar! Excelente post!

10 06 2010
Henrique Neto

Exatamente isso cara.
Você pode colocar as placas da sua escolha que a placa gerencia pra você e distribui a carga de acordo com a potencia das placas.
Muito sexy isso na minha opinião, agora, tem que ver funcionando na pratica como fica.

Abraços e valeu pelo comentário e pelo elogio cara!😀

7 06 2010
Vinícius

Fala Henrique já tô até te enchendo o saco de tanto te perguntar mas só mais uma dúvida é que quando meu primo veio aqui um casa ele deletou a pasta que fica nos arquivos de proqramas do gears of war ai quando eu vô re-instalar o setup fala que o jogo já esta instalado e nao da para instalar aí eu ja deletei os registros do jogo mais deu a mesma coisa e ai voce sabe resolver? Me da uma luz? Valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: