Video Teste Comentado: ATI Eyefinity.

18 01 2010

Por Henrique Neto

É isso ai galera pczera.
Final de semana sem muitos planos e com bastante tempo livre realmente pode render maravilhas…

Finalmente tive tempo de brincar um pouco mais testar minha placa nova, a Radeon HD5870.
Não testar a performance dela propriamente dito, mas sim testar as “funções extras”, ou seja, o Eyefinity (que tem sido um dos grandes argumentos de venda da ATI além do DirectX 11) e o GPU Encoding (conversão de videos utilizando a GPU ao invez da CPU), este porém, será assunto para um post futuro.

ATI Eyefinity


Sim sim galera do mal, finalmente tive a chance de ligar mais de um monitor da minha amada 5870 para fazer alguns testes tanto de performance como de “usabilidade”.

Quanto a configuração, não ha muito o que dizer e nem muitas palavras pra definiar além de retardada simples.
Tudo que você precisa fazer é ligar os monitores na placa de video, abrir o Catalyst Control Center, entrar na opção Desktop & Display, clicar na setinha preta no canto do desenho na tela e selecionar Creat Group. Voila (aportuguesando: Vualá). Os dois monitores são configurados e tudo que você precisa fazer em seguida é ajustar de que lado (ou posição) os monitores se encontram.

Basta meia duzia de cliques e pronto. É só se divertir.

Primeiramente, devo dizer que a performance com dois monitores de 22 polegadas rodando a 3360×1050 realmente me impressinou, demonstrando queda média de apenas 10 fps na maioria dos jogos testados (Dragon Age: Origins, Left 4 Dead 1 e 2, Crysis, Far Cry 2 e DiRT 2 obviamente), ou seja: totalmente aceitável considerando que a resolução foi praticamente dobrada.

Desculpe pela qualidade mas as baterias da minha camera "boa" estavam mortas...

Segundamente Quanto a “usabilidade”,como vocês podem ver na foto acima, e ai em cima na parte de cima o campo de visão do desktop é ampliado absurdamente. Se formos comparar com as TVs de LCD que temos por ai hoje em dia, o campo de visão lateral equivale a uma tv de 44 polegadas (desconsiderando as bordas dos monitores).

Dragon Age: Origins + Eyefinity = Campo de visão gigantesco.

Infelizmente não tive a chance de testar a configuração como ela DEVE ser utilizada, ou seja, com três monitores (se alguem quiser me doar um monitor de 22″ LCD eu aceito tá?) mas mesmo com 2 monitores, para alguns jogos, como é o caso do Dragon Age: Origins (utilizado para demonstração nos videos no final do post) ou então em jogos de estratégia, do grego: estrategia, a configuração com dois é monitores é suficiente e as bordas dos monitores não chegam a atrapalhar.
Mas como vocês sabem, nem tudo são rosas. A configuração com 2 monitores é simplesmente inutil para jogos em primeira pessoa.

Jogos em primeira pessoa - Se não fosse pelas bordas dos monitores......

Por que titio Neto?
Ora… É simples criança juvenil! A mira dos jogos fica EXATAMENTE na borda dos monitores, ou seja: Ou você tem que ser O NINJA da mira pra conseguir mirar corretamente ou então você vai acabar como eu… Com uma baita dor de cabeça e com a vista doendo.
Temos que levar em consideração também que muitos dos jogos mais antigos (anteriores ao lançamento das novas HD5000) não tem suporte nativo ao Eyefinity, então, para estes jogos você, ou terá que aguardar a ATI lançar patches que corrijam isso ou então o próprio jogo ser atualizado para suportar tal função, porém, nada que uma boa pesquisada no DEUS Google não resolva.

Enfim galera.
Chega de escrever…
Deixo com vocês os videos comentados.
Qualquer dúvida, não se acanhem em deixar um comentário!

PC Pwnage – Teste do ATI Eyefinity na Radeon HD5870

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Abraços a todos, espero que vocês tenham gostado dos video e não esqueçam de comentar/assinar meu feed RSS.

Ações

Informação

44 respostas

19 01 2010
Xekeboa

i am following your site about 1 month ago… good job neto.

to play games is better 3 monitors but i dont know if hd 5870 could run it whit a nice quality….

saludos desde españa

20 01 2010
Henrique Neto

Hey man.
First, i want to thank you for your kind comment! :D
I’m glad to know that my blog is know outside Brazil.

So, about the 5870.
Well, i believe it deppends on the resolution you’re using.
I believe that playing maxed out with three 22″ screens @ 5040×1050 won’t be a problem for the 5870.
But for three 24″ screens @ 5760×1080 you’ll have to lower the filters a little to keep a good performance (over 60fps).

I might soon get a third screen to test how the card performs.
I just need to find the damn display port > DVI dongle to connect the third screen. :)

Cheers from Brazil.
Thanks for your comment! :D

19 01 2010
Felipe

PooRa Velho … achei demais .. só que fica um pouco complicado com essas bordas ai … rsrsrs garanto que quando chegar minha 5850 … o munitor do meu irmao nao vai parrar no quarto dele .. rsrsrsrsr … Falow Neto até mais … to sem pc ta foda estou no noot do meu primo ….. mas la pro dia 10 de fevereiro ja vou estar na ativa .. com videos e tudo mais falow e obrigado pela ajuda

20 01 2010
Henrique Neto

Pois é cara.
As bordas ferram tudo.
Mas só em alguns jogos.
Jogos de corrida e estratégia, não atrapalha tanto.
Atrapalha mais em jogo de tiro pq a mira fica bem no meio da tela.
Se tivesse um jeito de mover a tela um pouco pro lado, ia ficar muito bom.

Enfim…
Logo menos alguma coisa nesse genero deve aparecer, ou então, monitores sem essas bordas grossas.

Quanto ao teu PC.
To esperando os videos cara!
Fevereiro tá quase ae! AhuAhuaH
Quando tiver com o PC, manda os videos pro titio aqui okay? :D
Abraços e boa sorte com a maquina ae!

19 01 2010
Cobretti

Como eu te disse, fica esquisito em alguns jogos, provavelmente porque eles não esperam que um nerdão qualquer jogue numa resolução absurda dessa, mas nao deixa de ser legal pacas. Mas como existem patches, aí fica uma maravilha. Agora tenta tirar as bordas dos monitores com uma serra pra atingir o prazer máximo!

20 01 2010
Henrique Neto

Fato cara!
Uma porrada de jogos não foram planejados para essa resolução.
Mas em geral, os jogos que sairam ANTES da série 5000 da ATI que não tem suporte nativo para tal técnologia.
Um bom exemplo é o Crysis.
Para rodar Crysis com o campo de visão correto, o jogo precisa estar totalmente atualizado e você ainda precisa instalar um FIX pra corrigir o FOV (field of view ou campo de visão).
Agora outros jogos mais recentes tipo o Left 4 Dead 2, ou então Dragon Age: Origins rodam perfeitamente sem precisar fazer nenhum tipo de correção.
No DiRT 2 houveram alguns problemas com a resolução, mas a ATI lançou no mes passado um HOTFIX que resolvia esse “problema”, então, bastou atualizar o driver da placa de video que tudo funcionou perfeitamente. :D
O mais legal foi o fato da performance não cair muito.
No Left 4 Dead 2 com tudo no maximo e um só monitor a 1680×1050, anti-aliasing e filtro Aniso no maximo eu tinha uma média de 150fps.
Com 2 monitores a média caiu pra 135fps (nas horas que vem aquela puta renca de zumbi), então, totalmente aceitavel considerando a resolução monstro e que eu estava utilizando somente uma placa!

Abraços cara e valeu pela honra do seu comentário! :D

19 01 2010
De Sá

Lokura! òtimo video!

20 01 2010
asdfghjkl

qual o melhor notbook para jogos???

20 01 2010
Henrique Neto

Cara
Pra ser honesto com você, não sei te responder.
Não conheço quase nada de notebooks, principalmente se tratando de notebooks para jogo, mas acredito que deva ser algum Alienware da vida que custa uns 16 mil reais :P

Abraços.

20 01 2010
Luan

Nossa cara muito show mesmo!
No começo deve ser um pouco “estranho” jogar com as bordas do monitor atrapalhando, mais depois acho que acostuma….
Uma duvida: a sua XFX HD5870 1GB, em quantos graus foi o maximo que ela chegou ? ela esquenta muito ? é que pretendo comprar uma tambem mais pra frente, para jogar em 1680X1050.
Flw.

30 01 2010
Henrique Neto

Opa cara!
Valeu!
Fato, jogar com as bordas é meio estranho…
A config ideal com certeza é com 3 monitores, assim, as bordas ficam na sua visão periférica e não te atrapalham tanto.
Quanto a temperatura da placa, o maximo que já vi ela chegando foi 67 graus em full load dpois de umas 5h seguidas de battlefield bad company 2, então, temperatura naum é problema pra ela se você tiver um gabinete bem ventilado.

Abraços e valeu pelo comentário!

21 01 2010
xekeboa

hey neto, do you know “lens”? watch this http://www.youtube.com/watch?v=QX4lGIuUvAc.

Lens is placed on the edge of the monitor. reflects the screen and edge disappears (optical effect)….

or look that …. http://www.kegetys.net/SoftTH/ you could play better first person games. this software is to play whit 2 monitor like you have 3 monitors

cheers from spain

21 01 2010
igor

@henrique neto
eae cara bleza ?
eu tenho uma ATI HD4850 so que com um processador dual core e2160 (lixo).
eu vo compra um core 2 duo e7500 sera que eu consigo jogar jogos pesados como crysis,dirt 2 no maximo ?
qual as tuas dicas ?

Vlw!

30 01 2010
Henrique Neto

Opa cara.
Crysis no MAXIMO ninguem consegue jogar ainda.
Dirt 2 provavelmente sim, mas esses jogos dependem mais da placa de video do que do processador em si, mas mesmo assim, um e7500 é infinitamente melhor que um e2160, então, já vai ajudar bastante na performance.

Abraços!

21 01 2010
LGwindor

Neto estou querendo montar um pc novo ja escolhe o processador(AMD Phenom™ II X4 945),placa de video(ATI Radeon™ HD 4890 1gb), e memoria(4gb ddr3) qual placa mãe vc me recomenda para essa configuração ?

30 01 2010
Henrique Neto

Cara….
Meio complicado de aconselhar uma placa mãe, mas tenho um amigo que comprou uma ASUS M4A785TD-V EVO.

Abraços cara a espero ter ajudado.

21 01 2010
LGwindor

esqueci de falar que acho seu blog bem legal Parabéns ai

30 01 2010
Henrique Neto

Valeu cara! Fico feliz de saber que você curte o blog! :D
Fique a vontade de voltar sempre que quiser!

Abraços e valeu pelos comentários!

22 01 2010
Valhalla

Duvido você jogar um jogo de DOS com 2 monitores. (6)

30 01 2010
Henrique Neto

AAHUAhuAhuHUHAUhuAHUaUHA
Temçu hein? :O

23 01 2010
felipe

fala neto tudo blz ?.. oque vc acha da gtx 250 … ?

24 01 2010
Gabriel

Cara gostei muito do vídeo o legal que você explicou muito bem todas as funções da Eye Infinity e tudo muito bem comentado. Vou pegar uma 5850 ou uma 5870 junto ao Phenom II 940 X4 3.0GHZ no final de ano, por causa da minha formatura acha uma boa compra vou juntar essas duas peças a 2GB Ram e uma fonte de 650 Watts será que dá conta?

30 01 2010
Henrique Neto

Opa cara!
Legal, mas te aconselho a pegar 4gb de ram ao invez de 2gb.
Quanto a 5850 e 5870, te recomendo pegar a 5850… A 5870 vai ser util apenas se você for jogar em um monitor de 30 polegadas.
Quanto a fonte, 650w se for de marca boa, dá conta sim.
Procure fontes Corsair, OCZ, Zalman, Enermax…

Abraços e valeu pelo comentário!

7 02 2010
Leonardo Chung

E ai Cara,
Vamos ver se vc tem uma luz ai… hehe
Tenho uma hd 5870 como vc, depois de muitos esforços consegui montar meu eyefinity com 3 monitores22″.

Agora o problema é o seguinte jogos pesados como Crysis e Dirt2 (em5040x1050) quando configuro em qualidades “medium” pra cima o sistema cai, o PC simplismente desliga.
Tem alguma idéia de que pode ser?

Minha config: C2Q6600 / ECS X48T-A / 8G Ram Corsair XMS3 1600 (rodando em 1066)

7 02 2010
Leonardo Chung

ah uma coisa,
Antes que vc compre um monitor, vou compartilhar com vc uma informação (que descobri do pior jeito) muito útil (se é que vc não saiba ainda).
A saída Display Port da Placa só aceita monitor Displayport nativo, isso quer dizer, monitores mais comuns no mercado NÃO vão funcionar, adaptadores não vão funcionar ( Só o adaptador ATIVO cujo tem alimentação USB que pelo que vi…. não existe no brasil e custa cerca de 100 dolares + impostos) te deixando com pouquíssimas opções…2 na verdade rs:
A) comprar um monitor DELL com Displayport nativo, (opção que escolhi)
B) comprar um monitor HP com Displayport nativo,
é preciso um cabo DPmacho/DPmacho que custa em torno de 80 Reais.

Valew cara.
Att.

7 02 2010
Henrique Neto

Opa Leonardo!
Dessa informação eu não sabia.
O estranho é que tenho um amigo com setup de 3 monitores e a unica coisa que ele usou foi um conversor de display porta para DVI da Apple.
Acho que ele pagou uns 30 reais nesse adaptador, mas não tenho certeza.
Vou confirmar com ele. De qualquer forma, valeu pelo “toque” cara!
Se você estiver certo, é bom que a galera saiba disso! :)

Abraços e valeu pelo comentário!

7 02 2010
Leonardo Chung

Cara,
Só se for conversor ATIVO, Aí blza, funfa. Os da apple só achei miniDP.

Outra coisa, Vamos ver se vc me dá uma Luz aqui.
Quando jogo crysis com uma qualidade “medium” pra cima o sistema cai, o PC desliga simplismente… acontece com Dirt2 no Ultra tbm.
O que será que rola?

E no COD6 não sei pq fica tudo distorcido, achatado, (usando A Ratio:AUTO) e vi no Ytube uns videos q roda certo, será que vc sabe pq?

7 02 2010
Henrique Neto

Opa Leonardo.
Antes de eu te passar qualquer informação, preciso saber qual é a config da sua maquina, principalmente a marca e potencia da sua fonte.
O PC desligar sozinho pode ser duas coisa.
Calor (considerando o verão infernal que estamos tendo) ou a fonte “pedindo agua”.

Quanto ao COD6. Qual resolução você está utilizando?
Aqui não tenho problemas nenhum de distorção. Pode ser também que você tenha pego uma placa com defeito, considerando o fato de o PC estár desligando sozinho.

Fico no aguardo das configs da maquina ok?
Abraços e valeu pelo comentário novamente :D

7 02 2010
Leonardo Chung

Ae henrrique,
Minha config:
fonte 7team 850W reais
c2Q 6600
Ram corsair xms3 1600 (8g)
Mobo Ecs x48t-A

Quanto ao cod Verifiquei na net… algumas pessoas com mesmo problema. Não achei a solução. Roda a 5040×1050 mas não dá certo o FOV.

Abraço valeu pelo retorno.

7 02 2010
Henrique Neto

Ah! O problema do FOV é normal mesmo.
Tem jogos que simplesmente não suportam.
Achei que você tava com problemas pra rodar em um monitor só.

Agora, quanto ao fato do PC estár desligando, achei que poderia ser fonte fraca e etc, mas 850w, mesmo sendo 7team, tá otimo.
Tá com overclock no processador ou alguma coisa?
Bem estranho o PC desligar sozinho! =/

Abraços

8 02 2010
Leonardo Chung

Então,
Tem uma solução pro MW2 um prog que chama widescreenFixer… mas só funfa em jogo não pirata…hehe

Meu, tenho ah impressão que meu problema são as setagens da memória na BIOS, mas não sei fazer isso…. vc sabe?
topa me dá uma força com essas setagens, se não for pedir demais?

se quiser me add no msn: leo_uel@hotmail.com
valew man.

13 02 2010
Marcus Vinicius

Muito show eu me perderia jogando numa dessas xD

Só as bordas tiram um pouco o prazer. :|

ótimos vídeos Neto!

16 02 2010
rafael

mano ,tô pensando em trocar munha placa de vídeo
eu queria saber qual é melhor?e mais barata?
essa RADEON HD5870 ou a GeForce GTX295

20 02 2010
Henrique Neto

Opa Rafael.
Então. Depende do jogo e da situação.
Em jogos que utilizam bem as duas GPUs, a GTX 295 deve se sair um pouco melhor que a 5870, PORÉM, em jogos que não se beneficiam de duas GPUs, a 5870 se sai melhor no geral.
Some isso com o fato da 5870 esquentar menos, precisar de menos força pra funcionar e ter suporte a DirectX 11 (que vai virar padrão BEM rapido pelo visto) e você já deve saber qual escolher certo?

Abraços e espero ter ajudado.

7 03 2010
Juan

E ai neto blz
Descobri seu blog recentemente e achei muito bom
o que eu queria saber é onde tu conectas os monitores eu queria conectar 3 monitores AOC F22 21,5″ e como que fica em HDMI,DVI,VGA
como que é a historia ai
Agradecido

7 03 2010
Henrique Neto

Opa Juan.
Então.
Para conectar 3 monitores, você vai ter que ligar 2 monitores nas saidas DVI e o terceiro na saida Display Port (provavelmente você precisará de um adaptador DVI > Display Port).
As HD5000 desativam a porta HDMI quando você conecta outro monitor em DVI (e desativam uma porta DVI se você conecta outro monitor na porta HDMI).
Estou procurando o adaptador para poder ligar o terceiro monitor mas tá um pouco complicado. :/
Se você encontrar aqui no Brasil, por favor, me dá um toque porque também estou atras. :)

Resumindo como deve ficar a instalação
DVI, DVI, Display Port ou DVI, HDMI, Display Port.
Para ligar o terceiro monitor, você terá de usar a Display Port infelizmente.

Abraços e espero ter ajudado.

7 03 2010
Juan

Neto valeu ai
eu vo procura no PY o adaptador
valeu

22 03 2010
duth

Isso não é eyefinity!! 2 monitores da pra ligar com qualquer placa de video =P

22 03 2010
Henrique Neto

Sim, dá pra ligar, mas não dá pra mesclar os 2 monitores como um só e usar a resolução nativa dos 2. Já com eyefinity, dá.

Abraços

30 03 2010
Anderson Oliveira

Pessoal estou desesperado pra ligar meu eyefinity e estou com o problema de nao ter adaptador para o dp, alguem ai conseguiu isso no Brasil, estou com 3 monitores de 23″ e nao acho esse adptador por nada, ja virei o paraguay de cabeça pra baixo e nada, se alguem puder ajudar por favor, meu msn e email ~e homerander@hotmail.com .

Um Abraçao pra todos.

8 06 2010
Caue

è o seguinte tenhu uma placa igual a sua. Porem na hora de configurar a resoluçao dos monitores o maximo que chega é 2560×1024
estou usando um monitor de led de 23 POL e um de 19 POL de LCD Pode ser isso?
Pois quando eu consigo acertar a resolução de um o outro destorce.
Obrigado

8 06 2010
Henrique Neto

Opa Caue!
Isso acontece porque o Eyefinity vai sempre rodar na resolução do menor monitor.
Portanto, se você tem um monitor na qual a resolução nativa é 1280×1024 (provavelmente o caso do seu de 19″), o de 23 também terá que rodar nessa resolução para poder criar um grupo Eyefinity.
Resumindo, a resolução do eyefinity fica sempre limitada pela resolução do monitor menor, portanto, você precisa de monitores com a mesma resoluçao para poder utilizar a resolução nativa dos dois. Ou seja, você precisará de um outro monitor igual ao seu de 23″ (que provavelmente deve ser fullHD) para rodar ambos a 1920×1080, ou 3840×1080 em eyefinity.

Abraços e espero ter conseguido explicar.

10 07 2010
Edson

Pessoal,

Alguém sabe onde posso encontrar o adaptador DisplayPort pra ligar três monitores? Ainda não encontrei onde comprar esse adaptador.
Abraços e obrigado.

12 07 2010
Henrique Neto

Opa Edson!

Infelizmente eu também não sei.
Só encontrei esse adaptador fora do Brasil. Não tem um lugar que venda aqui o tal “Active DisplayPort to DVI adapter”.
E se tivesse, daria até medo de pensar quanto custaria, porque lá nos States custa 100 dolares. Aqui não chegaria por menos de 300 reais =/

Abraços

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

