nVidia FERMI finalmente “dá as caras”…… E eu também!

13 01 2010

Por Henrique Neto

Pois é galera, a Fermi finalmente deu as caras e dessa vez, não é uma placa “morta” como a anteriormente demonstrada.
A placa exibida pela nVidia na CES deste ano era um “protótipo” funcional e a galera da nVidia até resolveu demonstrar um a placa rodando o benchmark DirectX11 da Unigine A.k.A. Heavens Benchmark.

Não! Você não está bebado. a placa está na vertical mesmo.

Enfim.
O que se pode ver na CES é que a placa neste estagio de desenvolvimento ainda roda quente e é barulhenta, porém, a mesma ainda não se encontra em estágio final de produção e com certeza o produto final deverá sofrer algumas modificações (pelo menos é o que se espera).
Sabe-se também que as novas placas da nVidia terão suporte para 3 monitores (não sabe-se ainda quais serão as conexões disponíveis) e também ofereção suporte a “nova” tecnologia que a nVidia chama de 3D Vision Surround. Um doce pra quem adivinhar o que faz.

Agora além de UM monitor de 120hz, você vai precisar de TRÊS!

AH! Além dos 3 monitores de 120hz, você vai precisar dos oculos geek também!

Pois é.
Mas nem tudo são rosas.
Segundo várias fontes from teh interwebz da internet, a “nova” tecnologia ainda precisa de aperfeiçoamentos e ajustes. Na primeira imagem, foi utilizado o jogo AVATAR e as telas utilizadas foram três monitores de 24 polegadas conectados.
O problema é: o jogo mal rodava a 30fps, dai o primeiro comentário sobre os drivers precisarem de ajuste.

Na segunda imagem, difernete do que você caro leitor está pensando, a placa responsável pela demonstração não era uma GF100 (ou GT300 ou Fermi) e sim DUAS GTX 285 conectadas em SLI.
Convenhamos… 30FPS para duas GTX 285 é pouca coisa, principalmente sabendo que uma HD5870 consegue rodar jogos em resoluções “maiores”  com mais frames por segundo, porém, é legal saber que tal tecnologia da nVidia será retrocompatível.

ATI Eyefinity – Crysis Warhead 7680×1600

Enfim galera.
Post curtinho só para não deixar o blog morto e para informar a galera que pretende fazer um upgrade para DirectX 11 mas estava na espera das placas da nVidia.
É isso ae pessoal… Vocês estão um passo mais próximos.

Agora, dá licença que eu vou jogar DiRT2 com DirectX 11
Abraços a todos e não esqueçam de comentar/assinar meu feed RSS.


Ações

Information

8 responses

13 01 2010
Nicolas Frenay

Vale lembrar que por causa dos óculos 3D é necessário que a imagem esteja sincronizada (vsync on), e isso obviamente ajuda a fazer com que o FPS caia drasticamente.

Claro que também existe o _overhead_ de deixar a imagem 3D, que também pesa no processamento.

E vc precisa de um monitor de 120Hz pra reduzir o flicker da imagem, já que provavelmente ele intercala uma imagem para cada olho. Então os seus 120Hz se tornam “60Hz” por olho, mas que ficam acesos só 50% do tempo.
Se o desempenho é de 30FPS, serão apenas 15FPS por olho.

Sinceramente, acho que estas tecnologias 3D tão longe de ser usáveis. Todas que já testei são desagradáveis, e cansam a vista em poucos minutos. Instant-headache.

Abs!

13 01 2010
Henrique Neto

Exatamente cara!
Por isso que acho esse 3D Vision uma besteira.
Você precisa de um monitor de 120Hz e uma placa top de linha da nVidia pra conseguir rodar o “3D” de forma aceitavel, ou seja, 60fps.
Quanto ao esquema do Vsync, você tem razão, tinha esquecido deste “pequeno” detalhe. Mais uma coisa pra pesar no processamento, isso sem contar a força extra necessária para suportar a resolução de 5769×1080 (ou 1200, sei lá).
Tive a chance de testar o 3D Vision original quando saiu e achei uma baita bobeira.
Não vou gastar quase 2 mil a mais só pra ver meia duzia de detalhe saindo da tela.
HAUAHUAHahu
Se eu quero 3D, vou assistir Avatar no cinema, porque esse pelo menos vai ser barato! hehe😀
Mas voltando ao 3D Vision… Sim, Instant-headache com certeza!

Quem sabe num futuro não muito distante né?😛
Abraços cara e valeu pelo comentário!!

14 01 2010
Esmerino

Cara seus topicos são otimos seus videos tambem mas vc cara é muito atista nunca vi vc falar bem da nVidia sempre é criticando a empresa nunca vi vc falar mal de Ati aqui no blog,mas cada um com sua opinião mas tambem ficar so criticando é tenso,mas espero que vc melhore e aumente mais e mais seu blog com a criação do seu comentario.

14 01 2010
Victor

No momento acho que isso está completamente inutilizavel,partindo do exemplo do Nicolas,que falou que cansa a vista rapidamente.Acho que tem muito,mais muito o que evoluir,não adianta ficar falando que tem ”3d”,se o mesmo não está nem na metade do processo de conclusão.Cheguei a ficar de boca aberta em ler o Neto falar ”DUAS GTX 285 conectadas em SLI”…realmente,a 30 FPS é muita pouca coisa…bem,acho que a Nividia de via ficar queta,trabalhar nessa chance de jogos em 3d serem jogados decentemente,e quando o trabalho já estivesse utilizavel,ai sim anunciaria a ”nova”(rsrsrs) tecnologia.Quer ser a primeira e acaba fazendo besteira..

Neto,eu tinha te perguntado em outro comentários sobre o assunto,só que seu tempo é apertado e acabou passando em branco…eu vou ganhar um 4850 vom uma fonte 450 watts da Corsair(não vai afetar em nada na pergunta xD),e meu procesador é um Core2Duo E4500,sei que vai gargalar,mas queria saber na sua opinião,se esse gargalo vai ser muito grande,a fim de tornar as jogatinas injogáveis…tô preucupado com isso….

Ótima postagem!

16 01 2010
Thai

ahh Neto sumido, att 1x por mes hahaha to brincando.. muito boa a materia hein😀 e desculpa quase n passar aqui tempo n deixa.. vlw parceiro (:

19 01 2010
Henrique Neto

HAuhaUhAHUA.
Realmente tava meio sumido!
Tava dificil arrumar tempo pra postar aqui no blog.
Quando o trabalho não consome a minha vida, Dragon Age consome!😛

Bjos parceira! :*

19 01 2010
De Sá

Sonhando………

30 01 2010
Henrique Neto

Hehehehe
Eu sonho com 3 monitores cara…
ainda vou descolar mais um pra testar com os 3 com certeza!

Abraços e valeu pelo comentário!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: