Possível FIX para Need for Speed: Shift de PC.

3 10 2009

Por Henrique Neto

Salve galerinha tchutchuca.
Infelizmente ontem fui impossibilitado de postar, assim como hoje mais cedo.
Tive um baita de um problema aqui no meu PC valeu ae Windows Vista, mas finalmente consegui resolve-lo.

Pois bem.
Post curtinho hoje, mas pode ser bem útil para os usuários de GPUs ATI que andam tendo problemas com o NFS: Shift.
Depois de várias pessoas me perguntarem, tanto no Youtube quanto no MSN, fiz uma pesquisa e econtrei um possível fix para os problemas de desempenho.
Por favor, reparem que eu não testei se o fix funciona porque o meu NFS: Shift está rodando sem problemas aqui em casa, e todos conhecem o ditado né? Em time que está vencendo, não se meche.

Segue abaixo o possível fix.

  1. Na pasta “Meus Documentos”, procure por um diretório com nome de NFS Shift.
  2. Dentro da pasta \Meus Documentos\NFS Shift, procure pelo arquivo “graphicsconfigdata.xml” e edite-o com o bloco de notas.
  3. Dentro desde arquivo, procure pela linha “data class=”GraphicConfigData” id=”0xBB52E0″. (retirar as aspas antes do data class)
  4. Modifique a linha para “data class=”GraphicConfigData” id=”0xBB11E0″. (retirar as aspas antes do data class) Isso fará o jogo pensar que você tem uma GTX 260 instalada em seu PC ao invez de uma placa qualquer da ATI.
  5. Salve a modifição no arquivo clicando em “Arquivo” + “Salvar” ou utilizando o atalho CTRL+S.
  6. Feche o bloco de notas.
  7. Cliquei com o botão direito no arquivo “graphicsconfigdata.xml” e selecione “Propriedades”
  8. Dentro da janela de propriedades do arquivo, marque o arquivo como “Somente Leitura” e clique em “Aplicar”
  9. Inicie o NFS: Shift. Após essa modificação, o jogo deve travar 1 ou 2 vezes ao iniciar. Não se preocupe. É normal e o jogo funcionará corretamente depois.

Feitas essas modificações, a performance deve melhorar um pouco. Outra gambiarra opção seria modificar o nome do “.exe” de “Shift.exe” para “Grid.exe” (sem as aspas obviamente).

Pagani Zonda F. Jogo "feio" né?

Pagani Zonda F. Jogo "feio" né?

Bugatti Veyron 16.4L a 328km/h. Lentinho esse ai... (NOT)

Bugatti Veyron 16.4L a 328km/h. Lentinho esse ai... (NOT)

Bom… Espero que essa “solução” funcione para vocês.
Qualquer duvidas, deixem um recado que tentarei ajuda-los.
Abraços a todos.


Ações

Information

25 responses

4 10 2009
ThaleSakano

Opa vou testar aki depois kara, Valeu!!!

4 10 2009
Henrique Neto

Magina cara
Depois posta aqui se funcionou ou se pelo menos melhorou um pouco!

Abraços

5 10 2009
Subversivo

amigo obrigado pela dica , tentei passo a passo , mas aki nun deu nao, tive mais desempenho fazendo o seguinte: na minha casa tenho 2 pc´s o meu é esse > e7400 2.8ghz stock, + hd4770 XFX YDFC 512ddr5 + 250sata +4gb ram 800mhz. e o outro é um pentium d925 +8600gt 512 + 2gbram667+160hd, fiz o seguinte instalei no pc com a 8600gt , e os arquivos de physx q foram criados durante a instalaçao do game , foram parar na pasta c:\windows\system32 , ai eu fui e peguei todos os arquivos contidos nessa pasta q envolve o physx , e migrei eles para a minha maquina com a hd 4770 , ganhei uns 10fps com isso a pista de tokio o menos fps q aparece é 26 a 28, config tdo no max do game e resoluçao 1280*1024 AA2x vlwwww!!!

5 10 2009
Henrique Neto

Opa amigo.
Otima ideia que você teve!
Isso prova que o problema realmente está relacionado com o PhysX.
Só acho estranho porque a maioria do pessoal que tem placas da ATI tem esse problema, mas eu que tenho uma hd4890 não tenho. Sei que a versão do physx que tenho instalada lá em casa é bem antiga, então TALVEZ tenha alguma influencia (drivers do PhysX mais novos sabotando as ATI talvez?).
Uma pergunta, você testou isso no Windows XP ou em qual Windows?
Outra pergutinha e talvez até, abusando um pouco da sua boa vontade, mas será que você teria os nomes dos arquivos?
Abraços e valeu pela resposta dizendo que não funcionou e também pela dica sobre o esquema com o PhysX.😀

5 10 2009
Subversivo

amigos esses sao os nomes dos arquivos do physX e sao da versao PhysX_9.09.0428 agora vo tentar com os de uma versao mais antiga 08.04.25 saka? e meu sistema é win7 7600 ativado com dx 9 de agosto 09 amigo voltarei pra gente se ajudar e aos nossos companheiros de placas ATi , muito bom que vc nao esta tendo problema, mas ATi é sempre melhor Ea é foda empresa das antiga mas caiu na crise !! vale tudo !! kkk
nv4_disp.dll
nvapi.dll
nvappbar
nvapps
nvcod.dll
nvcodins.dll
nvcpl.cpl
nvcpl.dll
nvcolor
nvcplui
nvcuda.dll
nvdisp.nvu
nvdisp.dll
nvdspsch
nvgames.dll <<< olha isso amigo "nvGAMES" , SABOTAM MESMO A ATi
nview.dll
nvmccs.dll
nvmccsrs.dll
nvmccss.dll
nvmtray.dll
nvmobls.dll
nvmobls.dll
nvoglnt.dll
nvPVEnc.ax
nvshell.dll
nvsvc32
nvtuipcpl.cpl
nvudisp
nvuninst
nvvitvs.dll
nvwddi.dll
nvwdmcpl.dll
nvwing.dll
nvwss.dll
nw16
nwapi16.dll
nwapi32.dll
nwc.cpl
nwcfg.dll
nwevent.dll
nwiz
nwprovau.dll
nwscript
nwwks.dll
physx.cpl
physxcompactcplui
physxcplui
physxcudart_20.dll
physxdevice.dll
physxloader.dll

5 10 2009
Henrique Neto

MELDELZ!!!!
500 arquivos praticamente!
Valeu mesmo pela lista cara. Deve ter lhe dado a maior trabalheira.
Achei um absurdo esse “nvgames.dll”,sabotagem na “cara dura”, mas também acho que encontrei o porque de o meu computador não ficar lento no Shift.
Esse arquivinho “nvgames.dll” não aparece na minha pista do windows.
Mesmo procurando nos arquivos ocultos e de sistema ele não aparece.
Vou fazer um teste. Instalar no meu dual-boot de Win7 e instalar os drivers mais novos do physX pra comparar a performance.
Depois vou substituindo arquivo por arquivo dessa lista que você passou até achar qual arquivo que “sabotou” o jogo.

Mais uma vez, valeu pela ajuda cara.
Vou editar o Post e encaminhar as pessoas para lerem o seu comentário com a lista!

Abraços

5 10 2009
Outra possível solução para Need For Speed: Shift de PC. « PC Pwnage

[…] Tal solução foi enviada pelo usuário “Subversivo” através de comentário no post do dia 03/10/09 (lista de arquivos no segundo post). Não tive a chance de testar ainda se o “fix” […]

5 10 2009
Subversivo

amigo da uma olhada nisso aki, parece um patch de melhoras ou remoçao de texturas, pra fik as pampa o desempenho no extao momento estou instalando se der pau no meu game eu instalo de novo, vo ver no que dar e posto mais tarde se der da uma lida ai…vlwww
http://sommergemuese.klee.in/2009/09/need-for-speed-shift-endlich-reale-strecken/

5 10 2009
Subversivo

fiz o teste , tipo melhorou no que tava ruin o q seria os objetos in game , que estavam bugando por causa do physX, que com certeza eh isso msmo, ATi é excelente , sem duvida, mas o lance e que onde o game rodava blz, apresentou uns lags de leve foi onde vi que isso é apenas um mode pra retirar e acrescentar objetos no game, to na luta ainda !
vlwww

5 10 2009
Subversivo

amigo nao sei se vc gosta de usar mod , em jogos mas esse aki é util tipo add mais 3 opçoes de camera in game , muito massa e nao da problema, as cameras sao acima do teto do carros , e uma no centro do carro na parte interior , onde da pra se ver o painel do carro por completo lado carona e motorista , e ficou muito massa parece até q ja eh uma opçao do game ta la nesse site do link acima se chama > REAL-MOD-2.0b

5 10 2009
Henrique Neto

Opa cara!😀
Então
teste aquele primeiro mod no Windows 7 e até melhorou um pouco… Não foi algo fenomenal, tipo, 20fps, mas melhorou de 5 a 10 em algumas partes. E sim, esse “mod” retira alguns efeitos tipo as bandeiras da pista, balões e coisas do genero. Dá uma melhorada, mas naum solucionou.
Tenho certeza agora que o problema é relacionado ao PhysX. Fiz uma instalação nova do Shift no Windows 7 usando os drivers mais novos do physx e jogo ficou rodando super mal. Tentei substituir pelos arquivos que eu tenho instalado no Vista mas não deu jeito. O jogo trava na hora de entrar (talvez por ser de versão diferente do windows ou por ser uma versão do PhysX que ainda não dava suporte ao windows 7).
Quanto ao real-mod, eu já tinha visto anteriormente mas não cheguei a testar.
Vou aproveitar essa instalação no Windows 7 pra ver como fica.🙂
Valeu denovo pelas dicas e pelo “feedback” cara!
Com certeza você está sendo de grande ajuda pra muita gente!

Abraços e valeu pelo comentário denovo!🙂

14 10 2009
Subversivo

e ai amigo hj vim para o trabalho e do nada resolvi visitar o guru3d, vi que recentemente postaram um novo driver de video catalyst 8.66 9100 beta 2 , eu estava testando em minha HD4770 a versao 8.66RC6 21Sept beta ,o desempenho estava manero sem bugs na maioria dos games que tenho instalado, convem testar talvez algumas melhoras, vou testar e volto pra tentar ajudar a nos msmos, vlwww!! need shift a batalha continua, e aki amigo esse tal physX deve morrer em breve no max 1 ano tomara, pq rumores ai dizem q o xbox 720 modelo novo , vai vir com uma ATi denovo ihuuuulz !!

14 10 2009
Subversivo

ah e skeci de lhe dizer , eu tenho uma 8600GTS 256mb ddr3 Evga 100% americana excelente , funcina blz d+ e pra vc ter uma ideia , com ela eu levo o shift no talo td no High com resolucao 1024×768 AA2x sem lag’s , vai enteder né !! kkk

14 10 2009
Subversivo

e ai ?? td fmz??? aki realizei o teste com o novo driver q ta la no guru3d e tipo o desempenho melhorou muito, ex: na largada da primeira corrida obrigatoria do game , com os rivais na tela os fps ficam em torno de 22 no minimo e nao da lags e quando a gente comeca a correr e sair ultrapaSSANDO os rivais os fps variam entre 29 há 55fps. ta excelente td no high e 1280 x1024 AA2x com o driver 8.66 09100a que e quase a versao final do 9.10 minha config > core2duo e7400 stock , p5kpl-am , 2 pentes markvision chipset PQI ddr2 800mhz + hd 250 satae por ultimo minha belezura de placa q eu gosto muito HD 4770 512mb ddr 5 XFX ydfc, to ancioso pela versao final do driver.

14 10 2009
Henrique Neto

Opa cara!
Andou sumido hein?😀
Hehehe
Então, vi esses drivers rolando na internet por um tempo, mas não sabia exatamente se eram bons.
Tá dificil de achar um comparativo entre o 9.9 e o 9.10 beta.
Na teoria, a ATI deveria lançar os drivers novos hoje (ela costuma lançar as terças-feiras).
Tava pensando em baixar esse driver e instalar no meu “sistema cobáia” a.k.a. Windows 7 e ver como fica a performance, já que o Shift tá rodando um LIXO no Win7. Como você disse que o jogo rodou melhor com esses drivers, devou testar hoje de noite.
Se funcionar, eu posto o link aqui no blog pra galera baixar.
Quanto a sua HD4770… Eita plaquinha boa essa. Pena que agora custa mais caro que uma HD4850.😦

Enfim cara, mais uma vez, valeu pela ajuda e pelos comentários!
Abraços

20 10 2009
Subversivo

amigo gostaria de lhe mostrar um quadro q salvei enquanto eu jogava o need shift, to rodando com o catalyst 9.10 beta 2 091006a , com ele o game roda bem mais macio , excelente , to ansioso para o lançamento do win7 e o catalyst 9.10 , e qria lhe pedir se vc tiver algum login no orkut por favor de uma passada no meu perfil vo te mandar o link q ja cai direto no album de fotos la tem uma foto do need shift rodando e na hora da largada apareceu um rapaz da equipe segurando uma roda , e tipo isso ta rolando sempre. kkkkk ! c der amigo de uma fragada obrigado pela atençao , vlw !!!
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10989755814105963912&pid=1255997102846&aid=1$pid=1255998648212

4 12 2009
Subversivo

olá td joia? so gostaria de lhe dizer q com os drivers Hemlock 8.663.1 HD5970 11nov, a HD4770 leva o need shift com tudo no high 1280×1024 há 70fps constantes, com carros na tela fika varinando entre 55 pra cima. vlw !

4 01 2010
Henrique Neto

Opa cara!
desculpe a demora para responder.
O “querido” wordpress não avisou dos seus comentários.
Então… Agora eu fiquei meio sem como comparar.
Peguei uma HD5870 e não tenho como medir mais a performance.
Sei que nela o jogo roda infinitamente melhor do que rodava com a 4890…
Mesmo no Windows 7 (que era onde eu tinha problemas de performance).
PARECE que a EA tá trabalhando em um Patch pro NFS: Shift e deve lança-lo em breve, ou seja, o problema é do jogo e não nos drivers.

Abraços cara e mais uma vez, obrigado pela força e pela dedicação!

28 01 2010
Wagner Cabral

Olá para todos! Eu completo a volta de teste inicial, corro a primeira corrida(Race Day), na tela aparece o dinheiro ganho e a posição de chegada na corrida, eu aperto enter pra continuar. A tela fica preta com dois carrinhos dando voltas em circulos(Carregando), mas sem nenhuma foto, já esperei até 10 minutos e nada. Já tentei baixar a resolução. Só sai no Ctrl+Alt+Del. Já atualizei o driver de video, já apaguei a pasta “graphicsconfig” e criei um novo perfil, já alterei as linhas que estavam “1” para “0”, desconectei meu gamepad e rodei o jogo só com o teclado, mas não adiantou.

CPU: QuadCore AMD Phenom II X4 Black Edition 955 3.2Mhz
Mãe: ASUS M4A79T Deluxe
Memória: 4096MB DDR3-1066 SDRAM
Video: ATI Radeon HD4890 1024MB
Sistema: Windows 7 Ultimate 64bits

Por favor, se puderem me ajudar, ficarei muito grato.

30 01 2010
Henrique Neto

Opa cara!
creio que o problema esteja na instalação do jogo e não na config do seu pc.
Já tentou reinstalar?
Se o seu jogo foi “versão alternativa”, tentou usar outro crack?

Abraços e valeu pelo comentário!

30 01 2010
Wagner Cabral

Fala Henrique!
Eu instalei o mesmo shift que está na minha máquina no PC de um amigo meu que tem Win XP SP3 e rodou normal, apenas muito lento, pois o pc dele é mais fraco. O problema deve ser com o Windows 7. O pior é que também tentei rodar o jogo em modo de compatibilidade com o Win XP SP3, Win 98/Me e não funfou.
Se alguém souber de uma solução para rodar o shift no windows 7, por favor, me avisa aí.
Abraços.

7 04 2011
Marcelo

e aí pessoal!
tentei de todas as formas rodar do NFSS mas não rolou.
Tento rodar no note mas n funciona. CORE i3, 4 gb memória, Acho que a placa de vídeo é da intel mesmo. Não sei quel é, mas quando o jogo vai começar tranca o loading e diz erro pra fechar o programa. Tentei fazer as alteraçõs no graphicsconfigdata e nada! mudei o nome pra grip.exe e nada! Travou 3 vezes e necas!!!! alguém sabe porque nao roda o jogo? é pq é note? ou algum outro problema….

Valeu!

7 04 2011
Henrique Neto

Opa Marcelo.
Infelizmente venho te trazer uma noticia triste.
A placa de video do seu note não aguenta rodar o NFS.
Muito embora a Intel a venda como placa 3D, na verdade, ela não consegue rodar a maioria dos jogos, principalmente os mais exigentes como o Shift.
A unica solução que TALVEZ possa resolver e fazer o jogo rodar seria atualizar os drivers dela e tentar a sorte, mas muito provavelmente, não funcionará.

Abraços e espero ter ajudado.

7 04 2011
Marcelo

pois é… então ficarei sem jogar.. bem, paciência!

atualização de drivers, eu vi.. ela já está na ultima versão.

Bem…. Pacieência.

Valeu cara… pela ajuda.

abraços

7 04 2011
Marcelo

detalhe, minha placa de vídeo é a intel com tecnologia DVMT (acho que aumenta sozinha e pode chagar a 1,7 gb.) segundo terceiros….

realmente não sei o que é.

ajudem-me por favor…

Obrigado

Deixe uma resposta

