Senhores, CONTEMPLEM! Radeon HD5870. Benchmarks oficiais finalmente dão as caras.

23 09 2009

Por Henrique Neto

Fala galerinha mais ou menos.
Bom, como todos sabem, hoje, dia 23 de setembro, é a data oficial de lançamento da nova série HD5800 da ATI e como é de costume, os sites “oficiais” de reviews já tiveram a chance de testar a nova caixinha de diversão placa.
Pois bem, como a ATI havia prometido, a placa realmente entrega desempenho pelo menos 20% superior a GTX 285 da nVidia, na maioria dos casos e performance semelhante em alguns dos jogos testados (maldita hora que fui comprar uma HD4890).
Enfim, seguem alguns benchmarks que catei na cara dura da Tom’s Hardware encontrei na internet.

Começando com Crysis. Finalmente uma single GPU para roda-lo "bem". Mesmo com Anti-Aliasing e resolução de 1920x1080. Detalhe para o "Epic Fail" da GTX 295 na resoluçao 2560x1600

Começando com Crysis. Finalmente uma single GPU para roda-lo "bem". Mesmo com Anti-Aliasing e resolução de 1920x1080. Detalhe para o "Epic Fail" da GTX 295 na resoluçao 2560x1600

Como vocês podem ver, a HD5870 tem força o suficiente para comer com farinha Crysis mesmo em 1920×1080 com Anti-Aliasing x 8 sendo mais rapida até que a “antiga” HD4870x2. Colocando duas HD5870 para trabalhar em Crossfire não trouxe muitos beneficios, ficando proximos da pontuação de duas GTX 285 em SLI, mas talvez com o amadurecimento dos divers dorgas mano riariaria drivers, a performance em Crossfire melhore. O detalhe do benchmark vai para a GTX 295 que com apenas 896mb de memória por núcleo, não foi capaz de rodar o benchmark com tais configurações. Isso prova que nem sempre a placa “flagship” mais rapida do mercado até então é necessariamente a mais adequada para o seu uso.

HD5870 em Crossfire S2 Far Cry 2.

HD5870 em Crossfire S2 Far Cry 2.

O resultado do Benchmark do Far Cry 2 com duas HD5870 em Crossfire chega a ser ridiculo supreende. A configuração em Crossfire é 20fps mais rapida que a configuração em SLI de GTX 285 e absurdos 41fps mais rapida que uma GTX 295 sendo alcançada pelo SLI de GTX 285 apenas na resolução de 2560×1600.

Grand Theft Auto obviamente "gargalado" pelo CPU utilizado no teste. Nada menos que um Core i7 965 overclockado para 3.76ghz.

Grand Theft Auto obviamente "gargalado" pelo CPU utilizado no teste. Nada menos que um Core i7 965 overclockado para 3.76ghz.

Não sei proque os sites de review ainda insistem em usar Grand Theft Auto IV como benchmark. Está mais do que claro que nenhuma das placas pode entregar todo o seu poder neste teste, mas creio que se a CPU não fosse o fator limitante, a configuração de GTX 285 em SLI seria a mais rapida até 1920×1080 e ficando pouco atras do Crossfire de HD5870 na resolução de 2560×1600. Detalhe para a GTX 285 que se saiu muito bem em 2560×1600 marcando 10fps a mais que a concorrente HD4890. Uma observação para a GTX 295 que novamente não foi capaz de rodar o benchmark a 2560×1600 por falta de memória. Isso prova que nem sempre a placa “flagship” vai suprir as suas necessidades.

HAWX, claramente otimizado para hardware ATI entregando quase o dobro de performance em Crossfire comparado com a configuração em SLI.

HAWX, claramente otimizado para hardware ATI entregando quase o dobro de performance em Crossfire comparado com a configuração em SLI.

Tom Clancy’s H.A.W.X. eh claramente otimizado para hardware ATI (mas é claro, veio até a versão original/completa junto com a minha HD4890) fazendo com que a performance de uma HD5870 seja semelante ao SLI de GTX 285. Aliás, até a “velha” HD4890 chegam proximas da configuração em SLI de GTX 285 e ficando apenas 6fps atras na resolução de 1920×1080.

Enfim, a nova serie de placas da ATI realmente chegou chutando bundas forte ao mercado e cumpre com boa parte das promessas. Agora, fico no aguardo do contra-golpe da resposta da nVidia para esta série. E espero que essa resposta venha logo, porque as HD5870 estão sendo vendidas a preços altissimos. Você pode encontra-las hoje no Mercado Livre por R$ 1.600 em caráter de pré-venda sendo entregue somento em 20 de outubro. Ou seja. NEM ROLA! Completamente inviavel para um pobre trabalhador proletariado de trabalho braçal e escravo comum.
Bom, cabe a mim esperar. Enquanto isso, vou me contentando em ver fotos e  videos de unboxing.

Seguem mais algumas fotos das HD5870 de outros fabricantes e de gratis de brinde, um video de unboxing de uma HIS Radeon HD5870.

Sortudo maldito que já tem uma HD5870 da HIS para testar. Detalhe para o kitzinho “gamer” que vem com chaves de fenda e lanterna de LED. XIC NOS URTIMO!

HD5870 da Gigabyte. A segunda placa mais bonita dessa série perdendo apenas pro modelo da XFX. Na minha opinião é claro.

HD5870 da Gigabyte. A segunda placa mais bonita dessa série perdendo apenas pro modelo da XFX. Na minha opinião é claro.

HD5870 da HIS. Bonita, mas a "espadinha" é completamente dispensavel.

HD5870 da HIS. Bonita, mas a "espadinha" é completamente dispensavel.

XFX HD5870 por outro angulo (primeira foto no post do dia 21/09). A mais bonita na minha opinião. Vocês tem que concordar. A combinação de cores e a textura do colante são lindos.

XFX HD5870 por outro angulo (primeira foto no post do dia 21/09). A mais bonita na minha opinião. Vocês tem que concordar. A combinação de cores e a textura do colante são lindos.

E é isso ae pessoal.
Não se esqueçam de comentar e de assinar o meu Feed RSS.


Ações

Information

10 responses

23 09 2009
XPhiT

Que sonho!
Eu ainda vou ter uma dessas xD

23 09 2009
Henrique Neto

Nossa cara
Nem me fala.
Não vejo a hora dos preços baixarem e de a ATI lançar a versão de 2gb dessa placa, ou então a HD5870x2 de 4gb tb
Não sei qual das duas eu vou pegar, mas vai ser uma das duas com certeza.

Abraços cara e vlw pelo comentario! ^^

24 09 2009
Lucas Carretta

“Ou seja. NEM ROLA! Completamente inviavel para um pobre trabalhador proletariado de trabalho braçal e escravo comum.”

o pior eh ki nem issu eu sou….. ushuahsuahsuahsa
mas sonhar eh humano…. sabe… tem um amgo meu ki pode me dar um gostinhu de jogar com uma dessas um dia desses… *-*… vc conhece ele Henrique? num sei pq mas eu acho ki sim… auhsuahsuahsuahs

flow mlq! abraço!

24 09 2009
Henrique Neto

hUAHuUhAUHA
Conheço não!
me apresenta esse cara ae que eu tb quero ser amigo dele!😛
HAuahuaHUhuhaUa
Se eu comprar essa placa, vai ser só lá pra março do ano que vem!

Abraços cara e vlw pelo comentario!

24 09 2009
Lemos

Vou parar de comer no recreio ja.
Estou juntando meus 2R$ diarios.

Daqui alguns anos (seculos pra ser exato) compro uma.

24 09 2009
Henrique Neto

Pow cara!
Legal, então são só mais 800 dias pra vc conseguir comprar a sua \o/
HAuhAUhUAhU
Isso dá só 2 anos e meio praticamente!
Passa rapido, vc nem nota😛
AuaHuhAhu

Abraços cara, vlw pelo comentario e por divulgar o blog tb😀

5 10 2009
Henriquesz

uahuhahua mal saiu e ja comprei n perdi tempo, paguei 1.265 reais na plug informatica da marca HIS…xou de bola rodo o fsx de boaaa…vale a pena…mas lembrando tem q ter no min 550 w de fonte real, aki eu rodo numa seventeam de 750w….vllwwwwww

5 10 2009
Henrique Neto

Cara!
Sensacional.
Essa placa deve ser um MONSTRO.
Pow… R$ 1.265,00 é até aceitavel pra essa placa, considerando que uma GF GTX 295 custa 1500, vale muito a pena essa 5870.
Eu particularmente, vou esperar as HD5870x2 de 4gb serem lançadas.
Até lá, já vai ter as Geforce GT 300, então, o preço das HD58xx deve baixar.
Cara!
Parabéns pela placa.
Com certeza ela deve estar te fazendo BEM feliz!
E que venha o Dirt 2 agora hein?🙂

A proposito.
Se quiser fazer uns benchmarks reais e mandar pra cá, eu ficaria bem feliz de publicar no blog, pra mostrar como a placa realmente se comporta “on the wild”.

Abraços e valeu pelo comentario cara.

19 10 2009
Henrique Sousa

Oh cara, essa placa é ESPECTACULAR!!

Tou de olho nela por causa do Eyefinity, o FSX vai ficar monstruoso em 3 monitores…!!! :DD:D:D:D

19 10 2009
Henrique Neto

Cara!
Espetacular COM CERTEZA!!
Essa placa é monstruosa!
Só Deus sabe o quanto eu to me segurando pra não pegar uma AINDA.
Pretendo pegar uma 5870×2 de 4gb quando for lançada!🙂
Quanto ao Eyefinity… Cara, Flight Simulator com 3 monitores e resolução monstro deve ser MUITO BOM.
Imagina a visão panoramica que isso vai te dar! Eh praticamente como se estivesse pilotando um avião de verdade.
Sensacional… Dessa vez a ATI se superou!

Abraços cara e valeu pelo comentário!🙂

Deixe uma resposta

