Need for Speed: Shift. Finalmente um NFS que presta.

22 09 2009

Por Henrique Neto

Salve galerinha febril!
Então, dando um tempo no hype pelas novas GPUs que estão por vir, resolvi postar uma pequena e ridicula review.
Pois bem, a muito venho esperando um Need for Speed que realmente fosse bom. A EA tentava e tentava e tentava e nada de NFS bons. Need For Speed Undergroung, Underground 2, Carbon, Pro Street, Undercover (epic fail diga-se de passagem) e não conseguia acertar. Até que então, algum genio que trabalha por lá teve a brilhante idéia de tentar voltar as origens dos Need for Speed, ou seja, The Need for Speed (A.K.A. Need 1) e The Need for Speed 2 (A.K.A. Need 2) e tentar concorrer diretamente Gran Turismo 5, Forza Motorsport 3 e Race Driver: GRID. PONTO PARA O TIME DAS MULHERES!!!

Enfim, resolveram tirar todas aquelas parafernalhas de xuning, frufruning, bahiuning customização e no lugar, adicionar uma coisinha muito legal chamada FÍSICA. Sim!!! Finalmente um Need for Speed que tem pelo menos uma tentativa de tal. Você agora não pode simplesmente chegar a 350km/h com o seu Nissan 350z xunado preparado para corridas, virar numa esquina a tal velocidade e ainda sair usando NITRO. Com esse novo sistema de física, Need for Speed: Shift se posiciona entre Race Driver: GRID e GTR.

Um novo motor gráfico foi desenvolvido também. Isso mesmo, chega de usar a mesma engine recauxutada do Need for Speed Undergound! Além do mais, a camera em primeira pessoa ESTÁ DE VOLTA!!! OMGWTFBBQROLFCOPTER

Momentos antes da largada na primeira corrida.

Momentos antes da largada na primeira corrida.

Detalhes do painel em "baixa" velocidade.

Detalhes do painel em "baixa" velocidade e para o sitema de evolução do piloto.

Motion blur dentro do carro passando mais sensação de velocidade. (Sensacional da minha opinião)

Motion blur dentro do carro passando mais sensação de velocidade. Detalhe que a foto NÃO é "photoshopada". Efeito sensacional da minha opinião

Os graficos estão absulamente fantabuslisticos fantasticos e a jogabilidade está absurdamente melhor. Se você tem um kit de volante e pedais para o seu computador, mesmo que seja um kitzinho de R$100 da Clone ou Leadership, você já consegue se divertir pra cacete bastante.
Outros grandes pontos positivos para Shift é o fato de ele contar algo que é considerado o maior crime problema de Race Driver: GRID. Pistas reais e vários veículos disponiveis e passiveis de customização. Need for Speed: Shift conta também com um novo sistema de evolução de carreira, dando a possibilidade do piloto jogador escolher entre o caminho agressivo ou “preciso”.
Mas… Comofaz? Como funciona?
Tentarei explicar. Você acumula pontos por movimentos preciso ou agressivos, ou seja, você pode ganhar a corrida de forma limpa, fazendo ultrapassagens honestas e seguindo o traçado determinado por uma linha na pista, masterizando fazendo as curvas pelo traçado ideal ou simplesmente ganhar na base da PORRADA, literalmente.
Seguindo a carreira agressiva, o jogador ganha pontos por tirar os adversarios da pista, ultrapassar de formas desonestas e/ou andando “no vacuo” dos oponentes, tornando o jogo muito mais versatil e divertido.

Porsche GT3 RS, Lamborghini Murciélago, Bugatti Veyron e Pagani Zonda são alguns dos super-carros disponíveis.

Porsche GT3 RS, Lamborghini Murciélago, Bugatti Veyron e Pagani Zonda são alguns dos super-carros disponíveis.

Abaixo seguem dois videos gigantes demonstrando uma volta completa no circuito de Nürburgring Nordschleife (A.K.A. The Ring; a melhor e mais técnica pista de corridas do mundo) com um Subaru Impreza WRX STI e outro, com uma BMW M3 (e46).


Subaru Impreza WRX STI + Nürburgring Nordschleife

BMW M3 + Nürburgring Nordschleife + Split Screen – Video do meu canal no YouTube


Personalizando um Subaru Impreza WRX STI


Personalizando o novissimo Nissan 370z (z34)


Personalizando um Mitsubishi Lancer Evolution IX

Mas infelizmente, nem tudo são flores… Need for Speed: Shift foi lançado com sérios problemas, fazendo parecer até que o mesmo não passou por nenhum tipo de controle de qualidade. Um dos problemas é o desempenho ridiculo sofrivel que vários usuarios tem reportado em diversos forums pela internet, inclusive no da própria EA. Os usuários que tem mais sofrido com esses problemas no desempenho são principalmente proprietarios de sistemas com configuração em SLI ou Crossfire e também com soluções “single-gpu” da ATI. Rumores pela teh internetz!1!11 internet dizem que a ATI já está trabalhando em um hotfix para solucionar os problemas de desempenho.

Enfim, eu não tive problema algum para rodar o jogo. Consigo roda-lo a 90fps de media com todas as configurações no máximo (Anti-Aliasing e filtro Aniso). Creio que com a liberação do hotfix pela ATI e a solução dos problemas com SLI e Crossfire, Need for Speed: Shift tem tudo para ser o terceiro melhor Need for Speed já feito, ficando atrás apenas dos classicos.

Abraço a todos.
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13 responses

22 09 2009
Yokota

Para ..
Neto tá professional neessa budega >__>
Oia os vídeos <__<

Enfim, finalmente esse é um ótimo Need for Speed, a série que poderia ter sido muito mais.

22 09 2009
Henrique Neto

AUhaUHaHUA
to longe de ser profissional cara😛
mas confesso que o video do subaru ficou legal. Já assisti varias e varias vezes. Dpois vou editar o bichin e colocar no canal do youtube.
Acho que vai ficar legal🙂
Quanto ao novo NFS
acho que a EA finalmente acertou. Tomara que eles partam daqui e só melhorem até chegarem ao nivel de um gran turismo ou de um forza🙂

Abraço cara e vlw pelo comentario.

22 09 2009
XPhiT

Gostei mto do Shift, só que as vezes me da raiva, quebrei o microfone por causa do jogo! AUhauhauhuauhau!
RX-7 Fiadamãe!
Mais é mto loco

22 09 2009
Henrique Neto

Como assim quebrou o microfone?😛
AHUHUhAUA
deu um soco nele?
RX-7 rula pra kct😀

Abraços cara e vlw pelo comentario ^^

22 09 2009
Lemos

Finalmente a EA criou vergonha na cara.
O sistema de tunning desse jogo ficou sensacional. Quanto aos graficos, nada a dizer, simplesme incriveis.

Principalmente o Motion blur que voce mencionou, da uma sensaçao de velocidade muito boa.
Enfiem, assim que minha fonte chegar, ja vou pegar ele.

Abraços

22 09 2009
Henrique Neto

Olha
Vou ser honesto em afirmar que eu nunca pensei em dizer isso, MAS, eu recomendo esse Shift.
Alem de o jogo ser MUITO bonito, ele é divertido, principalmente se vc tiver um volante pra jogar.
Espero que a sua fonte chegue logo
AH!
btw, acabou de sair um patch E ele habilita LAN, ou seja, a gente pode tentar jgoar

abraços

22 09 2009
ThaleSakano

Opa, e aew neto tb me surpreendi com esse NFS eu ja estava de kara com os antecessores, quase nem baixei esse NFS Shift baixei na curiosidade mesmo pra ver, agora to jogando essa bagaça até agora ainda …. até que enfim a EA deu uma melhorada na série NFS, agora que tou pegando as manha de dirigir os carro com meu volantinho sux aki hiauiheaha, Vlw kara ….
Abraços doido!

22 09 2009
Lucas Carretta

eu qro ir jogahh!!!! aushaushaushaushauhs *-*

23 09 2009
Henrique Neto

AHUhAUHuAHuAA
A gente combina um dia pra vc vir aqui

Abraços

23 09 2009
Samir

Ei ei ei, vc esqueceu de mim o.O
Não necessariamente um jogo de corrida é melhor pq ele se aproxima a realidade com física e blablabla >_<.

Pra mim, Burnout, Motorstorm, NFS: Carbon, Carmageddon e Rock'n'Roll Racing deixam qualquer GT5 ou Forza 3 no chinelo =D

Só quero dizer que existem players que curtem a simulação séria e players tipo eu que preferem o esquema arcade =)

Agora… como esse sistema de pontos agressivos / precisos foi implementado? Ele funciona no multiplayer?

Se ele funcionar no multiplayer, quer dizer que um energúmeno qqr que queira juntar pontos de agressão, pode entrar numa corrida onde todos os outros queiram jogar sério e F#*)D)@#&@( com a vida dos outros, e ainda ser recompensado (ganhando os tais pontos) por isso? bleeeehhhhh =(

23 09 2009
Henrique Neto

HAUhAUHaUHuAHUAHUA
Verdade.
Esqueci de vc Samir!
MAS, falei isso porque a proposta da EA para esse jogo era ele ser SIMULAÇÃO e não ARCADE. O jogo arcade que a EA tá desenvolvendo é o Need for Speed: Nitro que deve sair para todos os consoles em breve (tem inclusive anuncios dele dentro do Shift assim como anuncios do Need for Speed Online que só sai na Asia).
Então, quanto ao sistema de pontos, ainda naum tive chance de testar o jogo na internet (falta de tempo e de outras cositas mas), mas creio que vc possa escolher o tipo de corrida que vc quer correr, mas isso não vai fazer o cara espirito de porco destruir o seu carro. Acho que o sistema de pontos não deve funcionar no multiplayer. =/
Quando tiver a chance de testar, posto minhas impressões aqui🙂

Abração Samir e vlw pelo comentario ^^

28 01 2010
vitor

galera eu tenho um volante da clone (sport racing) mas como dentro do jogo escolho ele para jogar????

30 01 2010
Henrique Neto

Você precisa configurar os controles dentro do jogo.

Abraços

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