Contagem regressiva.

20 09 2009

Por Henrique Neto

Fala galerinha batuta.
Bom, como todos no mundo gamer PCistico está ciente, dia 22 de setembro pode marcar uma grande surra que a ATI dará na nVidia “virada” no ramo de placas de video de média-alta e alta performance.
Pois bem, eis que a ATI (divisão de GPUs da AMD) lançará oficialmente a novissima e revolucionaria mega power super estilosa série HD5000, a primeira série de GPUs nativamente compilantes com DirectX 11 (outra parafernalia mega tecnologica que promete MUITA coisa boa).

Duas das grande promessas para esta geração de GPUS são o GPU Tesselator que promete dar um boost aumentar o detalhamento dos modelos,

Comparação de modelagem entre DX10 e DX11

… e a compilação total com a nova lingaguem OpenCL que permitirá não só aumento na performance em jogos como também no desempenho total do PC. MELDELZ! COMOISSO? COMOFAS? MIMCINA!!!. Pois bem, com o OpenCL, será possivel a utilização das GPUs para processamento geral do computador, ou seja você poderá usar sua linda HD5000 para converter videos (tá, isso já eh possivel hoje em dia, mas promete-se que com a introdução do OpenCL, isso realmente funcionará bem) entre outras tarefas mais pesadas que necessitam de um grande volume de processamento. Enfim, acho que já deu pra enteder que o negócio será revolucionario certo?
Por ora, cabe a este pobre nerd mortal esperar pelos benchmarks que estão por vir.
Como diria o locutor de um dos meus classicos favoritos, “Let the CARNAGE begin!!!” (Rock ‘n Roll Racing para os que não sabem)

Seguem fotos das HD5870 e HD5850 assim como especificações e um benchmark monstruoso com nada menos que 18 jogos diferentes (comparando com Anti-aliasing e Filtro Aniso ligados e desligados)

XFX Radeon HD5870 já em pré-venda

XFX Radeon HD5870 já em pré-venda (e com certeza é a que eu compraria... Eita plaquinha bonita!)

Sapphire Radeon HD5850 também já em pré-venda (com detalhe para o Reggae Power a esquerda)

Sapphire Radeon HD5870 também já em pré-venda (com detalhe para o Reggae Power a esquerda)

Sapphire Radeon HD5850 com a classica "garotinha durona" da Sapphire

Sapphire Radeon HD5850 com a classica "garotinha durona" da Sapphire

Especificações da nova série HD5000

Especificações da nova série HD5000

Teste com 18 jogos diferentes comparando HD5870 vs. GTX 285

Teste com 18 jogos diferentes comparando HD5870 vs. GTX 285


Ações

Information

8 responses

20 09 2009
Lemos

Ja estou juntando para minha futura criança 5850.
Ate la, fico so no babador haha.

Abraços e bela news.

20 09 2009
pcpwnage

Hehehehe
Te aconselho a juntar mais um pouco mais e pegar a 70🙂
vai ser bem sexy
to na duvida cruel se devo pegar 70 ou 70×2, mas tanto faz, as duas vão ser monstruosas😀

abraços cara e vlw pelo comentario ^^

20 09 2009
ThaleSakano

Karaka qse tive um orgasmo qdo vi o benchmark (nerd ao extremo huauihiuAUHIUAHa) com certeza juntando grana desde ja pra pega uma do final do ano se deus quiser, pow muito bom esses teus artigos ai neto, o directx 11 com esse tesselation ai pqp muito real e akela foto seria do assassins creed 2 ??
anyways muito bom kara continue com o excelente trabalho que vc ta fazendo aqui, Valeu!!!

21 09 2009
SagaDesli

Ahhnnnn… Seria o autor desse blog um ATI Fanboy? Se for, nem vou mais perder meu tempo buscando atualizações aqui pq gosto de notícias imparciais…

A ATI vai dar uma surra na NVIDIA comparando com a geração atual, pois lançar uma nova placa flagship que tem uma performance inferior a placa top atual do concorrente é o MÍNIMO que se pode fazer pra justificar tal lançamento.

Agora, quando for lançada a próxima geração de placas da NVidia, aí sim poderão ser feitas as comparações para os usuários finais saberem quais placas entregam melhores FPS nos seus jogos preferidos, ou melhor custo x benefício, ou melhor FPS em geral, enfim, para os usuários poderem realizar uma escolha mais inteligente, de acordo com o perfil de cada um.

21 09 2009
pcpwnage

Opa cara!
não, não sou ATI fanboy
compro o que vale mais pelo dinheiro😉
Enfim, o que vc falou está certo. O minimo que se espera da geração seguinte eh que ela seja melhor que a anterior. Isso já está comprovado com os benchmarks disponiveis. O problema é o seguinte. Isso são benchmarks fornecidos pela ATI e não feito por sites de review. Creio que a nVidia quando lançar sua série GT 300, chegara chutando a bunda da ATI, mas tenho certeza que a proxima geração de GPUs vai acarretar uma brande “briga” por assim dizer nesse ramo. Outra coisa, tem-se pouquissimas informações sobre a série GT300 da nVidia. A ultima noticia que vi sobre tal é que apenas 1.7% dos chips que eles tentam fabricar saem funcionando. Eu espero mesmo que a nVidia venha com uma placa boa e que ela consiga fazer isso a um baixo custo de produção, porque sem concorrencia, os preços das placas da ATI vão desparar e ai teremos o mesmo cenario que tinhamos a uns 2 a 3 anos atras. a nVidia governando e nós, pobres mortais brasileiros, tendo que comprar as placas mid-low e midrange a preço de placa top. Particularmente, eu esperarei até o ano que vem para comprar minha proxima placa de video. Quem sabe até março a nVidia já tem sua placa pronta e a venda a um bom preço. Outra coisa interessante é que a Intel logo mais entrará no ramo de GPUs também com a plataforma Larrabee, que promete muito diga-se de passagem.😉

Enfim
Obrigado mesmo pelo comentario ^^
E volto a repetir, não sou fanboy, sou fan do meu bolso
abraços

21 09 2009
SagaDesli

Olá novamente.

Como você mesmo disse, são benchmarks fornecidos pela ATI, e não por sites de review. Toda empresa tem o direito de fazer o “marketing” de seus produtos, agora até onde esses benchmarks mostram resultados reais é o que precisamos ver. Digo isso porque, a um tempo atrás, a Intel mostrava que a mudança de um Quad Core para um Core i7 podia aumentar a performance em jogos em até 60% (acho), enquanto que a NVidia disse ter achado estranho e viram que a Intel estava apenas se baseando no CPU Score do 3D Mark Vantage. Ao testar o mesmo i7 em jogos, notava-se aumentos ridiculamente baixos no framerate, como 3-4 fps. Em compensação, adicionando uma placa de vídeo nova (SLI), além da possibilidade de gastar menos, o aumento no framerate era consideravelmente maior.

No fim, cada empresa quer vender o seu produto. Eu sou uma pessoa que prefere entrar em sites de reviews e ler benchmarks do que simplesmente aceitar benchmarks oficiais das empresas que criam as placas gráficas. Só imagino que esses benchmarks sejam feitos em sistemas completamente controlados, ou seja, instalação limpa do Windows, utilizando drivers tweakados para melhor performance, nenhum processo a mais do que o necessário rodando no fundo, ou seja, um PC relativamente longe daquele de um gamer entusiástico (que tem o Office instalado, o punkbuster rodando no fundo, um milhão de codecs de áudio/vídeo, Torrent aberto, etc.)

Tudo que sei é que a ATI sempre se mostrou uma ótima concorrente para a nVidia, assim como a nVidia sempre se mostrou uma ótima concorrente para a ATI. O importante é saber que a ATI está confiante em mostrar seus novos produtos DX11, coisa que a nVidia mal se pronunciou até o momento.

Quando a nVidia lançar sua série GT300, ela vai “chutar a bunda” da ATI? Sim. Não. Talvez. Mas o que eu digo é que é sempre bom conhecermos os dois lados da história antes de assumirmos qual lado já é o vencedor.

21 09 2009
pcpwnage

@ SagaDesli
Olá rapaz.
Sim, concordo com quase tudo que você falou, porém, com uma pequena observação no final.
Eu acredito que a nVidia trará placas mais potentes que as Radeons, principalmente agora que a nVidia terá a chance de lançar suas placas após a ATI. Não sei se você está lembrado, mas a um tempo atras, quando a ATI reinava o ramo das GPUs (serie x800 e x1900), a nVidia teve a chance de lançar suas placas após a ATI, o resultado foi que com isso a nVidia “virou” a mesa e assumiu o mercado lançando placas superiores as da concorrencia e com preços semelhantes e assim ficou “no comando” até agora.

As placas da nVidia são indiscutivelmente mais rapidas, mas a ATI vende mais pelo nosso tão conhecido “custo/beneficio”. Creio que a proxima geração de GPUs será bem disputada. Quanto aos benchmarks, como eu já havia dito em minha resposta, sim, estou esperando benchmarks oficiais. É muito bonito a empresa mostrar os numeros de performance em testes feitos da forma como você disse. Outro ramo que usa muito isso é o automobilistico. Se você for ver os numeros de consumo e velocidade final de seu carro, provavelmente você verá que a realidade é completamente diferente das anunciadas. Segundo o manual de meu antigo “candando” (um GM Celta, que descanse em paz), a velocidade final era de 180km/h e o consumo médio em cidade era de 14km/l. Nem preciso dizer que não condizia a realidade certo?

Enfim, fico no aguardo de benchmarks oficiais e de mais noticias das GT 300.
Mas enquanto isso, fico aqui “lambendo os dedos” olhando para as fotos das HD5870 e 5850 e sonhando no dia em que terei uma dessas (ou talvez uma GT 300?? Quem sabe??)

Abraços e obrigado pelo comentario.
Espero que você tenha gostado do blog, ou que pelo menos não me odeie😛

22 09 2009
XPhiT

Espeerando!
HD5870 ta prometendo!
Guardando din din😛

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: